Dicas de Homem

Combinar cores para obter o look perfeito

Na hora de compor o seu look, a maior parte dos homens tem algum receio em utilizar cores fora do grupo dos tons azul, preto, cinza e branco. Estas são as cores neutras mais comuns de um guarda-roupa masculino, sendo difícil ver outras cores, especialmente em visuais menos descontraídos. No entanto, se aprender um pouco mais sobre as cores, facilmente entenderá como combinar cores para obter o look perfeito.

Combinar cores para obter o look perfeito

O círculo cromático é um instrumento importante para ajudar o homem a combinar cores. Este círculo é formado por várias cores básicas, divididas entre cores frias (que vão do verde ao violeta), e cores quentes (que vão do amarelo até ao vermelho violeta), mostrando ainda as relações entre estas cores. Assim, o círculo cromático mostra as cores análogas (ou adjacentes, por estarem lado a lado), e as complementares.

As cores análogas são perfeitas para criar looks mais simples, já que são cores muito próximas. Uma cor diz-se análoga de outra quando se encontra lado a lado, ou na casa a seguir. Tendo pigmentações em comum, torna-se mais fácil de combinar. Por exemplo, se usar vários tons de azul, facilmente terá um look equilibrado e bonito.

As cores complementares são cores opostas no círculo cromático, sendo assim tons contrastantes. Utilizando um look com cores complementares, estará a garantir que o seu look tem contrastes esteticamente corretos e agradáveis. Por exemplo, o caqui com o azul é sempre uma combinação vencedora. Ou então, o azul e cinzento. As hipóteses são muitas, tendo apenas de seguir o círculo cromático e as suas relações.

Gostas-te? Então partilha!

Comenta!