Dicas de Homem

Como usar Blazer Masculino de forma correta

Muita gente pensa que todo blazer é igual, e que basta colocar uma roupa mais formal, colocar um blazer e todo homem está pronto para ir para um evento formal, como um casamento, por exemplo.

E há também quem confunda blazer com paletó. Para diferenciar os dois, tenha sempre esse conceito na sua cabeça: o blazer é uma peça vendida separadamente, é uma peça mais casual, que tanto pode ser usada durante o dia como a noite; Já o paletó é uma peça mais formal, que faz parte de um terno, ou seja, vendida sempre com o acompanhamento de uma calça, tendo assim medidas e cortes específicos de alfaiataria.

Para quem acha que os blazers são todos iguais, não é bem assim, há inúmeras variações no corte, estilo e na forma dessa peça.

Para tirar algumas dúvidas, vamos conhecer os principais tipos de blazers, que são classificados, basicamente, pelo número de botões.

Blazer com 1 botão

homem blazer botao

Esta é a opção mais versátil, podendo ser utilizado com uma bermuda, para um look mais descolado, e também com uma calça mais casual, para um estilo mais formal. Além disso a peça por baixo do blazer tanto pode ser uma camiseta tipo regata como uma camisa de botões ou um polo, depende do seu gosto e da ocasião.

Esse modelo normalmente é mais utilizado no verão, por ter um decote mais aberto e trazer mais leveza ao look, podendo ser utilizado tanto aberto como fechado.

Blazer com 2 botões

homem blazer botao

Este é, sem dúvida o modelo mais utilizado atualmente. O blazer com dois botões é ideal para ocasiões mais respeitáveis. Porém tem uma regra que muitos homens erram. Não se pode fechar os dois botões do blazer! A regra é sempre fechar só o primeiro botão. Este modelo é um pouco mais tradicional, mas também combina tanto com peças mais leves como com camisas mais formais.

Blazer com 3 botões

homem blazer botoes 2

Este modelo é o mais tradicional e formal no que diz respeito a blazers. Para não haver erros, lembre-se da regra básica para o blazer de 3 botões, que é sempre abotoar o botão do meio. Se desejar, você até pode abotoar os dois primeiros botões, mas NUNCA o último! Esse blazer geralmente é encontrado em lojas mais tradicionais, e para combinar com essa peça o ideal são camisas e até mesmo gravatas, se for o caso.

Blazer com mais de 3 botões, ou abotoamento duplo

homem blazer botoes 3

Este também é um modelo muito tradicional, e se subdivide em duas categorias: de 4 botões ou de 6 botões. Ele acabou caindo no gosto dos jovens e daqueles que gostam de um estilo de rua. A regra para quem optar por utilizar este blazer é abotoar o botão do meio do lado direito. As combinações são diversas, podendo brincar com as cores e com peças mais descontraídas. Se for usá-lo num look mais formal, tenha cuidado para não ficar muito “careta”.

Como você pode ver, são vários os tipos de blazers disponíveis no mercado. A minha dica é escolher o que mais se adapte ao seu estilo e a ocasião, seguindo sempre as regras básicas para não cometer nenhuma gafe.

 

Gostas-te? Então partilha!

Comenta!