Dicas de Homem

Depressão – A doença que os homens nunca falam

Em torno da masculinidade ainda gravitam vários preconceitos que levam ao condicionamento de alguns comportamentos e atitudes. Felizmente, as mentalidades dos homens evolui e hoje é bem diferente de alguns tempos atrás. Contudo, ainda existe um certo medo por parte dos homens em falar de depressão.

O que é a depressão?

A depressão é um tema tabu que afeta inúmeros homens. Porém, para mostrar a sua forças e não colocar em causa o seu papel como homem, eles têm dificuldades de expor os seus sentimentos e as suas fraquezas levando que esta doença se vá agravando.

Os sintomas de depressão num homem e numa mulher são iguais, embora os tratamentos possam ser adequados a cada situação. No entanto, sendo feminino ou masculino, a depressão é uma doença que os homens nunca falam e que desencadeia inúmeros problemas físicos e psicológicos.

Com a depressão, uma pessoa sente-se infeliz, não tem a capacidade de apreciar atividades, sente-se culpado de tudo que ocorre há sua volta, não tem esperança e muitas vezes surge com pensamentos de suicídio. Por sua vez, também têm dificuldade em comer e em manter o peso, bem como em dormir manifestando uma irritabilidade que nos homens poderá originar comportamentos agressivos ou de risco como o álcool ou as drogas.

Os homens também têm depressões!

Assim, mesmo sendo homem entenda que falar com alguém sobre os seus problemas não afeta de maneira nenhuma a sua masculinidade. Muito pelo contrário, abrir-se com as pessoas que mais ama irá facilitar o seu relacionamento familiar e a sua relação no trabalho. Não tenha vergonha e deixe esses preconceitos de lado!

Com uma pessoa especializada na área e com os seus amigos ao seu lado irá ultrapassar esta fase mais negativa mais facilmente. Contudo, não deixe de pedir ajuda sempre que precisar. Ninguém é de ferro!

Gostas-te? Então partilha!

Comenta!