Dicas de Homem

Em 2016, carros terão nova placa do Mercosul

Os veículos brasileiros terão uma nova placa para os veículos no padrão Mercosul. Foi apresentado pelo próprio Departamento Nacional de Trânsito, conhecido também como Denatran, quatro opções de placas das quais simulam os modelos do Mercosul. Essa novidade é obrigatória para todos os carros novos, como também os transferidos de município e até os que passaram por troca de categoria a partir de janeiro de 2016.

placas 2016 carros detran

  • Brasil;
  • Argentina;
  • Paraguai;
  • Uruguai;
  • Venezuela.

O objetivo é que num futuro próximo seja possível integrar todos os dados dos Estados. Segundo o coordenador do Denatram essa mudança permitirá um controle mais rígido de transporte de cargas, de passageiros como também de carros particulares.

Foram apresentadas seis modelos de placas de veículo, nelas constam um fundo branco e letras com seis cores, sendo verde, azul, vermelho, preto, laranja, cinza Três para um tipo de grupo, e outro para outro tipo. No topo da placa tem toda uma faixa retangular azul e o nome do Brasil, no canto superior direito a bandeira do mesmo.

A cor da representação alfanumérica é o que define a categoria do veículo. Veja como ficou:

  • Placa com letras pretas: veículos Particulares;
  • Placa com letras vermelhas: veículo Comercial;
  • Placa com letras verdes: veículo Especial;
  • Placa com letras azuis: veículo Oficial;
  • Placa com letras laranjas: veículo Diplomático;
  • Placa com letras cinza: veículo de Colecionador.

Essas serão as mudanças adotadas nas novas placas de carros aqui no Brasil e nos demais países do Mercosul. Em breve já poderemos conferir essa novidade nos Carros 2016. Além dessas novidades aqui apresentadas os novos modelos ainda trazem outras mudanças.

As placas ficaram bem diferentes dos modelos anteriormente usados, ainda não foi divulgado se as motos também ganharam alguma mudança, mas em breve saberemos desses detalhes. O que o Denatram deixou confirmado é que os novos veículos já virão com essas mudanças.

O novo modelo ficou bem diferente do tradicional, este não tinha um controle tão rígido como esse novo terá. Isso permitia a falsificação de forma mais fácil, mas com essa nova realmente será difícil disso ocorrer, pois ela tem um controle bem diferente e detalhes bem mais difíceis de serem clonados.

A placa tem novos detalhes de segurança o que deixa ela difícil de ser clonada. Nela temos linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul, isso em uma película refletiva, tudo isso dificulta ainda mais a clonagem. Em breve já teremos vários veículos em circulação com essas novas placas, elas realmente são bem diferentes, e com certeza é uma mudança positiva para o Denatram.

Gostas-te? Então partilha!

Comenta!