Dicas de Homem

O que fazer para arranjar mais facilmente um emprego

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a busca de um emprego já não se rege somente a nível local ou nacional. A nova filosofia é arranjar um emprego seja em que país for. Por sua vez, os empregadores só escolhem os melhores trabalhadores.

Não existe truques milagrosos para encontrar o emprego ideal. No entanto, existe vários métodos para arranjar mais facilmente um emprego. Deste modo, se seguir os passos seguintes irá certamente arranjar um emprego.

Identifique aquilo em que é realmente um mestre

O primeiro passo antes de procurar por um emprego é identificar quais as funções e os setores em que se considera um mestre, bem como as “empresas alvo” e quantos quilómetros está disposto a percorrer.

Documentação

Elabore um curriculum vitae o mais completo possível e coloque todos os trabalhos que realizou até mesmo aqueles que não foram declarados ou que não recebeu nenhum dinheiro por eles. Além disso, rediga também uma carta de apresentação, em que o seu conteúdo deverá variar consoante a empresa para onde se candidata.

Por fim, anexe a esses documentos os diplomas, certificados e cartas de recomendações.

Divulgação

Quando se encontra desempregado, comentar essa situação com familiares ou amigos poderá revelar-se uma mais-valia. Quem sabe se eles não conhecem alguém que tenha o seu perfil?

Por outro lado, a internet e os jornais são outro lugar que não deve desvalorizar. Esteja atento aos diversos sites de emprego, pois ser o 1º a responder fará toda a diferença.

Entrevistas

O processo de seleção dos candidatos normalmente passa por várias partes, nas quais deverá estar sempre disposto e tranquilo a realizá-las.

Se for para uma entrevista telefónica apresente simpatia, boa disposição, boa educação e seja sincero, pedindo para lhe ligar a anunciar os resultados. Por outro lado, se a entrevista for presencial, vista-se com a sua melhor roupa e mostre interesse em conversa.

Após as entrevistas

Mostre-se otimista e continue ativamente a procurar emprego. Não perca tempo nem desperdice oportunidades.

Gostas-te? Então partilha!

Comenta!