Dicas de Homem

O que fazer quando tenho uma tendinite?

Uma tendinite é uma inflamação num tendão, que provoca dor e dificuldade em movimentar esse membro. A tendinite é causada na maioria das ocasiões pelo excesso de repetições de um determinado movimento ou por um trauma. Há também outras causas, como a perda de elasticidade do tendão devido ao envelhecimento ou alguma doença. Não há assim apenas um local onde se possa sofrer de tendinite, já que todos os tendões do corpo podem ser afetados. Neste artigo pode conhecer um pouco mais sobre a tendinite, e o que deve fazer para curar este problema.

Uma tendinite tem como sintoma dor e sensibilidade na zona do tendão. A dor é geralmente agravada com o movimento desse membro. Ao médico basta normalmente fazer um exame físico para verificar a inflamação. Contudo, nalguns casos é pedida uma ressonância magnética para verificar o grau de extensão da inflamação dos tecidos moles.

A primeira coisa que deve fazer ao sentir dor nos tendões é colocar gelo. Depois, e antes de usar anti inflamatórios, deve consultar um especialista. Se tem uma tendinite, ou se ocasionalmente sente os tendões inflamados, o ideal é mesmo ir ao médico. Muitas vezes, a pessoa com tendinite tem a tendência de fazer automedicação. Contudo, muitas vezes está apenas a tratar a dor, quando a origem do problema continua por resolver. E se não se solucionar a origem, essa inflamação pode levar a uma tendinite crónica, muito mais difícil de curar.

Geralmente, a tendinite é tratada com crioterapia (gelo), anti-inflamatórios e fisioterapia. Consulte o seu médico, e ele irá orientá-lo na melhor forma de tratamento.

Gostas-te? Então partilha!

Comenta!